Conteúdo do Artigo

Ei, mãe, já pensou sobre ter um trabalho em casa? 

Você já deve ter ouvido falar que, quando nasce uma criança, nasce também uma empreendedora, não é? A possibilidade de ter seu trabalho em casa, mais próxima dos filhos e podendo aproveitar melhor o crescimento deles é realmente encantadora. Mas será que o home office é a melhor escolha para você?

Pode ser que seja a opção mais viável. É fato que o mercado de trabalho não é um ambiente tão amigável para mulheres, especialmente para mães. Por isso, o número de mulheres empreendendo cresce a cada ano.

De acordo com o relatório especial Empreendedorismo Feminino no Brasil, com pesquisa realizada pelo Sebrae e divulgada em março de 2019, quase metade dos Microempreendedores Individuais (MEI) no Brasil são mulheres. A pesquisa também mostra que, no nosso caso, cerca de 55% das empreendedoras trabalha em casa, contra apenas 35% dos homens.

O tal do home office, ou o trabalho em casa, é uma alternativa rentável, especialmente no início. Estando dentro da própria casa, custos como energia, água e internet já estão cobertos. Além disso, tem o fato de você poder trabalhar com os filhos por perto. Afinal me conta, qual mãe não gostaria de aproveitar mais tempo perto dos filhos? 

Necessidade, uma força impulsionadora 

Uma pesquisa realizada em 2016 pela Rede Mulheres Empreendedoras com 1376 mulheres mostrou que 80% delas empreendia e o restante pretendia empreender algum dia. Entre os motivos para o trabalho home office estão: trabalhar com o que se gosta ou realizar um sonho (66%), flexibilidade (52%), mais tempo para a família (30%) e trabalhar em casa (24%). São mais de 500 mil mulheres cadastradas na rede e, destas, 60% são mães. 

Contudo, o relatório desenvolvido pelo Sebrae aponta que mais de 40% das mulheres começaram a empreender porque precisavam de uma renda. O fato de 70% dessas mulheres não terem CNPJ ajuda a entender que o empreendimento materno acontece normalmente sem um planejamento, porque as mães, muitas vezes, precisam de uma renda rápida. 

Isso porque é bem comum os casos em que a mãe voltou da licença maternidade e foi demitida, ou até mesmo que pediu demissão, após colocar na ponta do lápis e ver que o custo para manter o filho fora de casa não valia o seu tempo de trabalho. 

Aconteceu assim com você? Como foi a sua decisão de empreender?

 Vantagens e Desvantagens do Trabalho em Casa
By Freepik

Lar, doce lar 

Empreender em casa tem as suas vantagens. Ficar com os filhos é, sem dúvida, a maior delas. O baixo investimento para dar início ao seu próprio negócio, além da redução de custos, como citei acima, aumentam a possibilidade de começar algo sem precisar de um grande capital de início e até mesmo de giro. 

E não é só dinheiro que se economiza, não! Tempo também. Aquele tempo perdido no trânsito, por exemplo, agora pode ser ocupado dormindo uns minutos a mais, ou realizando alguma atividade que você gosta muito. E até mesmo destinar esse tempinho extra às crianças – uma ótima ideia, sempre. 

A alimentação é outro quesito bem importante que melhora quando você empreende em casa. Está certo que essa redução no tempo entre estar no trabalho e estar em casa pode fazer com que você trabalhe muito mais, mas também nos dá a oportunidade de pensar melhor nas nossas refeições.

O cardápio pode se tornar mais diversificado e saudável e trazer uma melhora na alimentação de toda a sua família. Uma família melhor alimentada é uma família mais saudável. E você percebe a melhora na sua vida.

Não é só de flores que vive a mãe que decide pelo trabalho em casa

Apesar do grande número de vantagens, o trabalho em casa traz algumas desvantagens à mãe empreendedora. Enquanto por um lado a saúde melhora com a alimentação, por outro, o nível de estresse e ansiedade tendem a subir com o acúmulo das funções de mãe, dona de casa e empresária.

Trabalhar em casa ainda pode significar que uma atividade que, sozinha, você demoraria meia hora para entregar, leve o dobro ou o triplo do tempo. Isso porque você provavelmente terá um marido que interrompe, um grito de ‘mãe’ de tempos em tempos e uma – ou mais – criança que precisa de atenção e colo constantes. 

A rotina da casa, muitas vezes, engole a rotina do trabalho. É preciso persistência para montar e seguir um roteiro e não se deixar à mercê dos imprevistos do dia a dia. 

Empreender após a maternidade

Você já começou o seu empreendimento ou está pensando em fazê-lo? Então procure estruturar bem a criação do seu negócio. Realizar um planejamento de atividades e ações é uma ideia interessante: colocar no papel onde se pretende chegar torna mais fácil trilhar esse caminho.  

A menina dos olhos do mundo dos empreendimentos após a maternidade é, com certeza, o tempo livre para aproveitar melhor com os filhos. Para isso, também, é preciso se organizar. Afinal, não queremos que os trabalhos sejam atrasados nem sermos atropeladas pela rotina, não é mesmo? 

Outro ponto importante é a autonomia que você terá ao trabalhar em casa. Com mais tempo livre e uma renda própria, é inevitável que a liberdade para escolhas se torne maior. Dê autonomia a uma mulher motivada e ela vai longe. Vamos juntas! 

Vantagens e Desvantagens do Trabalho em Casa
By Freepik

Empresa x Filhos 

Trabalho em casa com filhos requer algumas escolhas nem sempre tão fáceis. Se, por um lado, a qualidade de vida aumenta com o aumento do tempo livre, por outro pode trazer complicações com a administração desse tempo a mais. 

Para estar entre as mães empreendedoras de sucesso você terá que focar na produtividade, mesmo com a demais atividades que desempenha na casa. Isso implica, eventualmente, em algumas renúncias. 

Talvez, com o aumento do fluxo de trabalho, ter alguém para auxiliar com as crianças seja uma opção viável. Mesmo porque, filho demanda atenção e atenção leva tempo. E, para que a produtividade seja mantida, é necessário atenção e tempo também. 

A flexibilidade de horário tem chance de ser um problema no empreendedorismo materno. Assim como pode ser um facilitador no desempenho das tarefas. A comodidade de ter todas as áreas da vida a poucos passos uma das outras também torna a possibilidade de empreender em casa mais agradável. Afinal, comodidade é importante, também – mas nada de ficar na zona de conforto, tudo bem? 

Receitinha de bolo.  3 chaves para seu sucesso no trabalho em casa!

Você certamente já tem a motivação necessária para fazer seu trabalho em casa dar certo: os filhos. Porém, trabalhar aspectos como organização, planejamento e disciplina são essenciais para que o seu negócio prospere – e a sua qualidade de vida também. Anote essas dicas para facilitar o crescimento do seu empreendimento:

  • 1. Ter espaços separados para cada área da sua vida é o ponto principal da organização;
  • 2. Manter uma agenda com horários, telefones e um planejamento. Ideal que seja diário, semanal e mensal, pelo menos. Isso torna o trabalho mais eficiente e produtivo. Assim, cada uma das suas atividades já está com um horário definido. Portanto, facilita para você e fica mais leve participar dessa rotina tão cheia;
  • 3. Defina seu público-alvo: quais os clientes eu devo encontrar essa semana e por quê? Determinar o seu público faz com que você possa direcionar as ações da sua empresa. Com isso, economiza tempo e dinheiro e diminui a chance de frustração. 

Pen$ando no futuro

A remuneração das mulheres ainda é menor que a dos homens, mesmo no mundo empresarial.

De acordo com a pesquisa desenvolvida pelo Sebrae e citada anteriormente, as mulheres recebem 22% a menos que os homens. Em contrapartida, trabalham 18% a menos também (na empresa, porque sabemos que o trabalho da mulher continua casa). 

Porém, a possibilidade de ganho, ao empreender, é ilimitada. Para isso, você precisa sempre pensar em estratégias de inovação nos produtos e serviços que oferece. Construir um plano de negócios é fundamental para isso. 

Também é preciso arriscar mais. A pesquisa mostra que as mulheres arriscam muito menos que os homens nas suas empresas. Porém, é preciso analisar bem antes de tomar qualquer decisão. Anotar os prós e contras e chegar à conclusão que melhor se aplica a sua situação.

Conclusão

Empreender é uma atividade cheia de desafios, mas os benefícios superam qualquer barreira.

Você pode ter a oportunidade e o privilégio de acompanhar o crescimento das crianças de perto. Também certamente terá uma melhora na qualidade de vida da família como um todo.

Para te ajudar a visualizar melhor as principais vantagens e desvantagens de empreender em casa fiz esse infográfico comparativo! Espero que te ajude a toda a melhor decisão para seu caso!

Clique na imagem e baixe a versão em PDF com alta resolução!

Para incluir este infográfico em seu site
copie e cole o código abaixo!

E aí, vai começar o seu negócio ainda hoje? Já escolheu empreender? Tem dúvidas se trabalhar em casa é uma boa opção para você? Comente e compartilhe sua experiencia conosco! Sua opinião é muito importante, pois pode auxiliar outras mães!

Fabiana Bonora

Desafio Meu Negócio Digital

Desafio Meu Negócio Digital

Você está a um passo de ter acesso ao Desafio Meu Negócio Digital! 4 aulas (que foram transmitidas ao vivo) com material complementar e tarefas práticas para você tirar seu projeto do papel! Comece hoje mesmo a realizar seu Negócio Digital!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fabiana Bonora
Fabiana Bonora

Afiliada Digital. Prezo por uma vida mais leve e bela! Trabalho por um marketing digital mais intuitivo e criativo.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *